5 dúvidas sobre laudo de reforma

O laudo de reforma é necessário e muito importante quando deseja realizar algum reparo ou alteração no apartamento. Garantia de segurança quanto a estrutura do imóvel, o laudo é exigido pelo síndico antes mesmo de iniciar a obra. É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre os procedimentos que requerem o laudo. Por isso, criamos uma lista com as questões mais buscadas e respondidas pelos engenheiros da Elo engenharia. Confira:

1 – Para substituição de piso e azulejo necessito de ART?

Sim! Por mais simples que pareça a execução desse serviço, ele pode causar danos grave, como transtornos às unidades próximas, caso não sejam tomadas as devidas precauções. Portanto, para trocar piso e azulejo é necessária a emissão de um laudo de reforma. Na anotação de responsabilidade técnica (ART) serão descritas as melhores formas de realizar esse serviço. Além de conter também a indicação de ferramentas próprias para execução do trabalho, dicas e informações sobre a necessidade de nova impermeabilização, entre outros.

2 – Assim que recebo o apartamento e vou colocar piso, preciso de um laudo de reforma?

Não é necessário devido a pressuposição de que os engenheiros ao projetarem a obra já teriam dimensionado a carga referente a inserção do piso. Sendo considerado o assentamento de cerâmica ou similares.

3 – Para colocar gesso no apartamento (rebaixar o teto) é necessário um laudo de reforma?

Não é necessário o laudo de reforma, pois não altera a estrutura do imóvel, apenas acrescenta peças geralmente leves a imóvel.

4 – Quero colocar drywall no meu apto, preciso de laudo?

O drywall é uma ótima solução para quem deseja dividir ambientes ou criar um novo cômodo. Porém, assim como os serviços anteriores, necessita de um laudo de reforma. Isso porque, ele requer furos no teto e no chão do apartamento, para a perfeita fixação do material.

5 – Uma instalação de ar condicionado, desses pequenos, precisa fazer o laudo?

Sim. A instalação de ar condicionado, por menor que seja, envolve a quebra de paredes. Então é necessário o laudo de reforma.   É  importante lembrar que o laudo de reforma deve ser realizado por uma equipe com experiência e preocupação em fazer sempre o melhor. A equipe da Elo Engenharia realiza uma vistoria antes e após a reforma, para garantir que tudo foi realizado de acordo com o planejado.   Caso possua dúvidas sobre laudo de reforma, não perca tempo e envie agora mesmo a sua pergunta. Nós responderemos e postaremos aqui no blog na próxima semana!

Quer saber mais sobre laudo de reforma, consulte-nos em qualquer um dos nossos canais.

Compartilhe:

Mais Posts

Quais as maiores “dores” de um síndico?

A função de síndico em um condomínio pode ser desafiadora, e a “maior dor” pode variar dependendo das circunstâncias específicas de cada condomínio. No entanto, algumas das questões mais comuns e desafiadoras que os síndicos enfrentam incluem:   Gestão Financeira:

Leia mais »

O que é um vício redibitório?

Quando compramos um imóvel, sempre ouvimos alguns alertas sobre: Cuidado com os vícios redibitórios!!! Mas, o que é isso???? Basicamente o vício redibitório é um vício oculto em uma coisa, aqui basicamente nos referimos à imóveis, que a torna imprestável

Leia mais »
Pular para o conteúdo