Algumas instituições já praticavam o que a CEF acaba de lançar como nova linha de financiamento imobiliário. Trata-se do Crédito Imobiliário Poupança Caixa, que conta com taxas de juros atreladas ao percentual de rendimento da poupança, mais uma taxa fixa de 3,35% a 3,99% ao ano.
Essa variação se dá de acordo com o perfil do beneficiário, privilegiando investidores e contratantes de serviços que terão as menores taxas. Pesquisamos a gama de variação e obtivemos a resposta de que começaria em 4,75% indo até 5,39%, o que é expressivo diante das antigas taxas praticadas.
A modalidade permite a aquisição de imóveis novos ou usados, construção e reformas, com um saldo devedor atualizado mensalmente pela Taxa Referencial (TR) e um prazo de pagamento de 35 anos. O valor financiável é de no máximo 80% do valor de avaliação imobiliária.
A expectativa é um montante inicial de trinta bilhões de reias, podendo ser ampliado com o aumento de demanda.
Detentora da maior carteira imobiliária do Brasil, a CEF ainda conta com três outras opções de linhas de crédito, a primeira, de menor risco, com taxas prefixadas, sem correção, com juros a partir de 8% ao ano. A segunda, com taxas fixas mais correção pela TR, com juros a partir de 6,5%, considerada de médio risco.
Por fim a terceira, considerada como de maior risco pratica juros atrelados ao IPCA, a partir de 2,95% ao ano.
Quer saber mais sobre crédito imobiliário ou avaliação imobiliária, entre nas matérias relacionadas no nosso Blog