Diferença de Patologia e Anomalia
Você sabe a diferença entre Patologia e Anomalia? Não são a mesma coisa????
Há um grande equívoco no emprego da palavra patologia, tanto entre leigos como no meio técnico. Ouve-se repetidamente a palavra patologia sendo empregada para definir o que na verdade pode ser chamado de manifestação patológica.
O termo Patologia, de origem grega (páthos, doença, e lógos, estudo), é amplamente utilizado nas diversas áreas da ciência, com denominações do objeto de estudo que variam de acordo com o ramo de atividade. Na área de reabilitação e conservação de construções, é comum ver situações em que sua aplicação se dá de forma errônea, resultado da falta de qualificação e conscientização profissional da importância do emprego da terminologia da forma correta.
Por outro lado a definição de Anomalia, o termo vem igualmente do Grego anomalos, que significa “desparelho, irregular”, de a-, sentido negativo, mais homalos, que é “parelho”, estando relacionado a homos, que quer dizer “o mesmo”.
Significa o que se desvia do normal, isto é, trata-se da particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum. É tudo aquilo que é considerado anormal, sendo sinônimo de anormalidade ou aberração.
Anomalia também é uma palavra que descreve uma característica daquilo que é desigual ou daquilo que carece de regularidade, como, por exemplo, de um produto, de uma matéria, de um fenômeno físico, entre outros.
Quer saber mais sobre engenharia diagnóstica? Acesse o nosso site: www.eloengenharia.com.br