Mais 5 dúvidas sobre laudo de reforma

Em nosso post anterior, publicamos 5 dúvidas sobre laudo de reforma. Por ser um tema abrangente e passível de dúvidas e preocupações, falamos sobre as 5 principais dúvidas sobre o tema aqui. Ao longo da semana recebemos mais algumas perguntas sobre o tema, então decidimos reunir todas elas e publicar mais um post sobre esse assunto. O laudo de reforma é necessário quando o objetivo é realizar algum reparo ou alteração no apartamento. Ele consiste na análise e garantia de segurança quanto ao impacto da obra na estrutura do imóvel. Exigido pelo síndico antes mesmo de iniciar a obra, o laudo de reforma faz parte da vida em condomínio. Confira as perguntas que chegaram para respondermos essa semana:

1 – Meu vizinho está realizando uma reforma e como proceder para saber se ele tem o laudo de reforma?

Em um condomínio, quando se realiza qualquer tipo de reforma o síndico deve estar ciente. Isso porque, deve ser apresentado ao mesmo o laudo de reforma, onde consta passo a passo o que será realizado no apartamento. Portanto caso haja dúvidas sobre entrega do laudo, converse com o síndico ou com a administradora do condomínio.

2 – O síndico que não exige o laudo de reforma de uma unidade sob sua responsabilidade, passa a ser responsável pela obra?

Sim,  porque a fiscalização de tudo que ocorre nas dependências do condomínio compete ao síndico. Além disso, ele deve saber de todas as reformas que estão ocorrendo do edifício. E ter protocolado todos os documentos e laudos referente as mesmas.

3 – Qual a validade de um laudo de reforma?

A validade do laudo de reforma se dá por eventos mencionados. Ele aborda itens da reforma, com início na data estipulada e prazo estimado de execução.

4 – Se eu quiser fazer várias coisas como colocar o piso, rebaixar o teto, colocar drywall e gesso, fechar varanda, instalar ar condicionado, inserir mais tomadas ou algo assim, preciso de um laudo apenas ou é necessário um para cada serviço?

Não importa quantos itens estejam contidos na reforma. O que vale é a menção de cada uma delas no único laudo e suas respectivas recomendações técnicas.

5 – Condomínio de casas precisam de laudo de reforma?

Sim, pois a reforma pode impactar sistemas, subsistemas, equipamentos e afins, da edificação. Condomínios horizontais também possuem sistemas como caixas de passagem pluvial, cabeamentos, entre outros. E muitas vezes compartilham vedações e estrutura, em caso de casas geminadas. Existe também a necessidade de especificação da utilização de materiais tóxicos ou inflamáveis. A identificação dos serviços que geram ruídos, o planejamento do descarte de resíduos, entre outros detalhes. Por entender que durante o período da reforma pode haver interferência na segurança dos usuários, das edificações e entorno, é necessária a emissão do laudo.   Tem alguma dúvida sobre laudo de reforma? Não guarde-a com você! Envie-nos um e-mail, teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas e ajudá-lo(a) no que for necessário.

Compartilhe:

Mais Posts

Quais as maiores “dores” de um síndico?

A função de síndico em um condomínio pode ser desafiadora, e a “maior dor” pode variar dependendo das circunstâncias específicas de cada condomínio. No entanto, algumas das questões mais comuns e desafiadoras que os síndicos enfrentam incluem:   Gestão Financeira:

Leia mais »

O que é um vício redibitório?

Quando compramos um imóvel, sempre ouvimos alguns alertas sobre: Cuidado com os vícios redibitórios!!! Mas, o que é isso???? Basicamente o vício redibitório é um vício oculto em uma coisa, aqui basicamente nos referimos à imóveis, que a torna imprestável

Leia mais »
Pular para o conteúdo