Reorganização da gestão de um condomínio

Recente matéria publicada na revista digital Sindiconet (www.sindiconet.com.br) aborda de forma assertiva e prática como restabelecer a organização de um condomínio em uma nova gestão.

Geralmente o dilema de quem assume o controle gerencial de um condomínio é obter todas as informações necessárias para o melhor planejamento daquela gestão. De forma clara o artigo elenca as prioridades da seguinte forma:

  1. Vistoria ou Inspeção Predial – como primeiro passo: essa situação é primordial para que se analise através desse instrumento técnico as reais condições estruturais, de manutenção e de uso;
  2. Checagem da documentação, funcionários, atendimento a normas e leis – levantamento completo da parte documental, trabalhista e operacional.
  3. Alinhamento com conselho, priorização e percepção dos condôminos – fundamental procedimento para que o quanto antes haja sinergia entre moradores e corpo diretivo.
  4. Alinhamento com administradora do condomínio – imediatamente ao início das atividades, deve-se contatar a administradora e solicitar históricos dos demonstrativos de prestação de contas, histórico trabalhista com apresentação das certidões necessárias.
  5. Planejamento estratégico da gestão de um condomínio – estabelecer prioridades, através de planos de atividades, cronogramas, consultorias técnicas específicas
  6. Finanças, inadimplência, contratos e auditoria – primordial dentro do planejamento inicial, dissecar as finanças para que haja a melhor programação;
  7. Manutenções – verificar o Plano de Manutenções existentes e fazer o correto planejamento orçamentário, pautado ainda no Laudo de Inspeção realizado e caso não exista tal plano, providencia-lo geralmente com a empresa especialista que realizou o o Laudo de Inspeção.
  8. Comunicação eficaz com moradores – aqui vale a máxima de que é melhor pecar pelo excesso. Um condomínio com uma boa gestão é um condomínio onde os moradores sabem o que está sendo feito, de que forma, quanto custa e quem está realizando. Para isso, todos os meios digitais e físicos são importantes na divulgação do bom trabalho;
  9. Estabelecimento de métricas/KPI’s – com a implementação do planejamento, faz-se necessário o monitoramento de performance, para sempre melhorar ou mesmo manter o que está funcionando.Temos no portal citado uma constante fonte de pesquisa e referência para os nossos clientes (www.sindiconet.com.br).Recomendamos a matéria – https://www.sindiconet.com.br/informese/nove-passos-para-reorganizar-a-gestao-de-um-condominio-administracao-ferramentas-e-metodos?utm_campaign=boletim_grdsp__edicao_990__020821&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

Quer saber mais sobre laudo de inspeção predial, acesse: https://www.eloengenharia.com.br/laudo-de-inspecao-predial/

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